ROTEIRO DE PESQUISA COVID-19

ESTUDANDO CIÊNCIAS NA QUARENTENA

Guia] Como começar a estudar para concursos públicosOlá aluna, olá aluno, olá família! Vamos aproveitar o tempo de isolamento para aprender um pouco sobre o que está acontecendo com a saúde no Brasil e no mundo? Esta é uma atividade direcionada para todos, então, chame a família para aprendermos todos juntos! Este é um roteiro de estudos, com material informativo e algumas perguntas. Sempre que aparecer um termo ou alguma informação que vocês tenham dúvida, pesquisem! E não tenham pressa para chegar até o final deste roteiro. Temos tempo.
Vamos começar com uma tirinha de UM SÁBADO QUALQUER, de Carlos Ruas: Texto preto sobre fundo branco

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No estudo nas aulas de ciências, nós temos a tarefa de sempre buscar informações que sejam científicas. Então, lá vão as primeiras perguntas:
1. Como sabemos se uma informação é científica ou não é?
2. Cite um exemplo de como um boato ou uma opinião, não baseados em informações científicas, podem colocar em risco a saúde ou bem estar das pessoas.

Serafina Corrêa confirma terceiro caso de coronavírus - Rádio Uirapuru

Agora, vamos entender um pouco melhor o que é o VÍRUS. Vírus é uma estrutura microscópica que não é feita de célula, e portanto, para vários cientistas, essa estrutura não é considerada um ser vivo. Ele é formado por um pedaço de material genético, que pode ser um filamento de moléculas de DNA ou de RNA. Esse pedaço de material genético está guardado em um envelope (também chamado de cápsula ou capsídeo), composto de proteína e lipídeo. Usando uma palavra mais simples, o lipídeo é uma molécula de gordura. Se esse envelope é dissolvido, o vírus fica inativo e incapaz de provocar doenças.


Como lavar as mãos corretamente (contra vírus e bactérias) - Tua Saúde

Pergunta: 3. Por que lavar as mãos com água e sabonete ajuda na prevenção de várias doenças virais?

Afinal, os vírus são ou não seres vivos? | SuperinteressanteO vírus é um parasita celular obrigatório, ou seja, ele precisa acessar o interior de alguma célula e matar essa célula para existir. Sendo assim, não existe vírus do bem, pois todos causam doenças, já que todos matam células. Existem vírus que causam doenças em humanos, em animais, em plantas e até em bactérias. Mas o que ele faz para matar a célula? Ele insere o seu material genético no interior da célula, utiliza as moléculas e a energia da célula para fazer cópias dele mesmo, e rompe a célula ao final, liberando milhares, ou as vezes, milhões de cópias dele no ambiente ou no corpo do seu hospedeiro. Dependendo da célula que o vírus mata, vai aparecer um ou outro sintoma na pessoa infectada.
Leia o artigo do link a seguir, e entenda um pouco melhor sobre o que acontece, dentro do corpo das pessoas, quando o Sars-Cov-2, ou Coronavírus, a infecta:


Agora, responda as questões:

4. Quais as células do corpo humano o Sars-Cov-2 utiliza para se replicar?

5. Qual a relação entre essas células e os sintomas da doença que ele causa, Covid-19?
6. Por que só algumas pessoas desenvolvem os sintomas respiratórios mais severos?
O que é SISTEMA IMUNOLÓGICO? Imunidade, órgãos e principais ...

Assista ao vídeo disponível no link a seguir, sobre como o sistema imunológico (de defesa) do nosso corpo funciona:


7. Após ler o artigo e assistir ao vídeo, você consegue me dizer se o Covid-19 tem cura? Justifique. Se necessário, pesquise em outras fontes.
AnticorposO nosso corpo precisa de um tempo para conseguir produzir anticorpos o suficiente para tornar um vírus inerte. O que faz uma doença viral ter cura ou não, em grande parte das vezes, é a severidade dos sintomas. Se o vírus causar sintomas muito graves, ele pode matar a pessoa antes que ela tenha tempo para produzir anticorpos e se livrar dele, como é o caso do vírus que causa a RAIVA. Agora, pense e responda:
8. Por que algumas pessoas morrem com Covid-19 e outras não?

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EPIDEMIA, PANDEMIA E QUARENTENA
Agora, vamos entender a dinâmica de uma epidemia, de uma pandemia e como medidas de prevenção e isolamento social, a quarentena, pode ou não ajudar a conter algumas doenças.
VÍDEO: Médico capixaba explica o que é o ISOLAMENTO SOCIAL e pede ...
Para tanto, vamos assistir a alguns vídeos do Atila Iamarino, responsável pelos vídeos de Biologia no Canal Nerdologia, onde podemos aprender muita coisa sobre muitas disciplinas. Sugiro que, sempre que você tiver um tempo e quiser aprender, passe lá no Nerdologia e escolha um assunto. Atila é biólogo e tem doutorado pela Universidade Estadual de São Paulo, na área de Virologia.
Este primeiro vídeo foi postado em 31 de janeiro de 2020. Veja como algumas informações estão desatualizadas, mas outras mostram como que a China descobriu que uma nova doença estava surgindo.
9. Quais foram as medidas tomadas pelos profissionais de saúde da China, ao descobrirem que a pneumonia de alguns pacientes era causada por um novo vírus, o Sars-Cov-2?
10. O Atila fala que, em sua opinião, a China é um lugar que teria estrutura para conter o Sars-Cov-2 e evitar uma pandemia. Qual seria essa estrutura?
Vamos ao segundo vídeo, este postado em 06 de fevereiro de 2020. A pandemia ainda não tinha sido declarada oficialmente, mas o risco existia, e os profissionais da ciência e da saúde já previam essa possibilidade.
11. Comparada com a gripe comum, o que faz a doença Covid-19 ser mais grave?
12. Após os cientistas perceberem que a infecção se iniciou em uma pessoa, que teria pego o vírus de algum animal no seu ambiente de trabalho, e se espalhou de forma rápida, quais foram as medidas tomadas pelos profissionais e autoridades da China, no sentido de conter novos casos?
13. Segundo o biólogo Atila, o que precisa acontecer para que o surto de Covid-19 se torne preocupante?
Aplausos no Recife homenageiam profissionais da saúde - Pernambuco ...
E por último, vamos assistir ao terceiro vídeo, publicado em 15 de março de 2020.
14. As curvas do gráfico de novos casos da Itália e do Brasil, principalmente da cidade de São Paulo, são semelhantes?
15. Como podemos, através da informação e estudo dos dados da epidemia de Covid-19 em outros países, tomar medidas mais efetivas para conter a doença aqui no Brasil?
16. Qual o maior problema que o Brasil enfrenta para preservar a vida das pessoas do grupo de risco?
Mas será que só morrem de Covid-19 as pessoas do grupo de risco? Não. Embora a mortalidade seja muito menor dentre jovens saudáveis, às vezes, um ou outro paciente deste grupo também chega a falecer. Faça uma pesquisa, tente descobrir quantos casos de morte aconteceram em pessoas de fora do grupo de risco, no Brasil ou no mundo. Use informações confirmadas, científicas e de fontes confiáveis para a sua pesquisa. Coloque as fontes de onde vieram os dados pesquisados.
Cards divulgados nas redes sociais orientam sobre cuidados contra ...
Por fim, reflita:
17. Em uma situação extrema, que envolve a saúde das pessoas, qual o tipo de profissional habilitado para orientar a população e tomar decisões mudam a nossa rotina?
18. Vimos que a ciência não é uma questão de opinião, mas agora eu quero saber a sua opinião: você acha que a quarentena está sendo importante neste momento? A sua opinião está de acordo com a orientação dos cientistas?
Espero que você e as outras pessoas da sua casa tenham gostado desta atividade. Com mais informação, conseguimos nos proteger melhor, e promover o bem estar coletivo. Espero que tudo isso passe logo e que a gente se encontre em breve!
Roteiro produzido pela  Professora Rachel Pinheiro – EMEB Luiz Antoniazzi / EMEB Horácio de Salles Cunha Valinhos / SP
E adaptado pela Professora Elisabete da Silva - EE RECREIO ALVORADA



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